Encontra imensa variedade de fechos de correr

No Park dos Tecidos tem ao seu dispôr um variadíssimo leque de fechos de correr, com diversos tipos de acabamentos e cores variadas para colocação nos seus tecidos. Temos fechos injectados ou em plástico com várias combinações de cores, com e sem divisível. Fechos com acabamento de metal,alumínio, latão oxidado, alpaca, níquel, prata ou cobre, também com e sem divisível.

Há muitos tipos de diferentes de zíperes (fechos de correr) disponíveis para costura. Isso pode tornar as coisas complicadas na hora de decidir sobre o que se adequa melhor para o que está tentando alcançar.

Diferentes tipos de fechos de correr:

Fecho eclair

Um dos fechos de correr mais comuns. Comumente conhecida como “zíperes de correr” e atualmente a maioria são feitos de poliéster. Estes são resistentes ao calor, não enferrujam e são muito leves.

Fechos Invisíveis

Muito comum em saias e vestidos. O zíper encontra-se na parte posterior do fecho de correr e não mostra a parte da frente da peça de vestuário. Estes são tipicamente zíperes de puxar feito com um próposito específico.

Fechos separadores

Também conhecidos como zíperes abertos e são normalmente encontrados em fatos de treino e casacos. Estes zíperes são capazes de se separar completamente e usar um mecanismo de encaixe e pinos.

Fechos de metal

Estes são normalmente encontrados em jeans. Eles têm duas linhas de dentes de metal (geralmente fabricados com níquel, latão ou alumínio) que são moldados e colocados em intervalos regulares em ambos os lados da fita.

Fecho de plástico moldado

Essencialmente o mesmo que um fecho de metal, mas os dentes são moldados a partir de plástico.


Os números que se encontram no título de um fecho de correr estão se referindo à largura da corrente. Se você tem um  fecho # 4, a cadeia vai medir 4 mm, um # 6 será seis milímetros e assim por diante. Este número é frequentemente localizado na parte de trás de um fecho de correr deslizante.

Como vocfechos de correr - ziper - Venda de Fecho eclairê mede um zíper? Quando você mede um zíper você deve começar do topo e medir até ao batente inferior. Se o fecho de correr é aberto, meça a partir do topo de parada para a parte inferior da caixa de retenção. Qualquer excesso de fita não é contado quando você mede um fecho.

Há muitos tipos de comprimentos de zíperes, mas às vezes você pode achar que precisa de um fecho mais curto para que haja o encaixe perfeito na roupa, ou mesmo utilizar um mais largo. Isso depende do caso e do que você tiver disponível. Uma maneira simples de fazer este ajuste é costurando o fecho até a parte que você precisa.

Corte o final do zíper, pelo menos, 1-2 centímetros abaixo da parte que você quer que seja o fim. Um par de tesouras decente deve cortar a bobina de nylon com facilidade.

Uma última dica, tenha em mente o uso final de sua roupa ao selecionar o zíper correto, por exemplo, se você estava substituindo um fecho de correr num fato de macaco para ser usado por um soldador numa oficina, um zip de plástico definitivamente não é o mais adequado 🙂

Caso ainda possua alguma dúvida, visite o Park dos Tecidos e converse com uma profissional do ramo para obter mais dicas e informações sobre os tipos de fechos disponíveis e suas aplicações. Esperamos por si em Alcabideche ou em Évora!