Fecho Eclair: sua utilidade e os vários materiais

O fecho eclair faz parte integrante de muitas das peças de roupa e dos acessórios que nos acompanham no quotidiano, mas em geral sabemos muito pouco sobre este componente tão útil.

Fecho EclairNo que diz respeito à sua forma, podemos segmentar os fechos éclair em dois tipos: metálico e espiral. Vamos agora olhar para as principais diferenças entre cada um dos tipos de fechos.

Fecho Eclair Em Espiral

O fecho em espiral é o mais comum, sendo até bastante provável que você esteja a utilizar uma peça de vestuário com um fecho deste tipo. Se está a vestir um casaco, então esta probabilidade aumenta exponencialmente.

O fecho em espiral é composto por dois elementos um em espiral (que confere o nome a este tipo de fecho) e outro em cada. Cada um destes elementos está associado a uma faixa de tecido. Os elementos estão ligados através de um cursor, que cumpre a tarefa de abrir e fechar.

Fecho Eclair Metálico

Já o fecho eclair metálico é utilizado sobretudo em acessórios como malas e em fatos de macaco e calças de ganga. Não são compostos por elementos em espiral, mas sim por peças individuais, as quais podem ser feitas de metal ou alumínio.

As peças que compõem o fecho éclair metálico estão ligadas entre si e são colocadas no tecido de forma regular. A união dos dois lados do fecho é realizada através do cursor, que permite formar uma cadeia fixa.

O fecho eclair metálico apresenta algumas vantagens em relação ao tradicional fecho em espiral, principalmente em termos de resistência, mas o seu preço é geralmente mais elevado.

Como Escolher O Fecho Certo

Com base nesta informação, a escolha do fecho éclair certo depende sobretudo da finalidade da sua aplicação. Por exemplo, o fecho éclair metálico é sobretudo utilizado nos fatos de macaco de trabalho, porque este tipo de roupa é tradicionalmente exposta a situações duras, sendo necessário utilizar um fecho mais resistente.