Elásticos – encontre-os no Park dos Tecidos

Elásticos com diferentes larguras consoante o tipo de utilização pretendida.

O elástico é uma pequena fita estreita de borracha ou material similar utilizado para apertar, segurar, e prender as coisas com facilidade. Ele tem a qualidade de ser esticado e em seguida voltar à sua forma original.

História do elástico

A história do elástico tem as suas raízes há milhares de anos atrás. O elástico moderno remonta a meados do século 19. Desde o início, o homem sabia que havia alguns objetos que voltam à sua forma original quando a pressão aplicada sobre eles é removida.

Esta propriedade de elasticidade era comumente demonstrada pelas partes de animais, que o homem comia. Assim, as primeiras cordas elásticas nasceram, que eram feitas de tripa de animal para manter as coisas juntas. Com o passar do tempo, o homem percebeu que estas cordas de elástico também poderiam ser utilizadas como armas. Quando um projétil era carregado em uma destas cordas elásticas, eles eram lançados pelo ar a uma grande velocidade. Isso resultou na invenção do arco e flecha.

Utilizações do elástico

elásticosO elástico é usado em roupas principalmente para fins de ajuste. O elástico permite que haja  capacidade de estiramento e ajuste das roupas. As cinturas elásticas são também bastante utilizadas. Elas o ajudam a escolher calças, e outras roupas, de tamanho menor do que a sua cintura original, fazendo-nos parecer mais magros. Além disso, eles podem ser usados por um longo período, uma vez que não precisam ser descartados se ganhar ou perder peso, já que são ajustáveis.

Elásticos são também utilizados para o peito em vestidos ou camisas. Eles também atuam como um acessório para criar vários modelos de camisas. A folha laminada elástica também é utilizada em muitos artigos de vestuário. Tais artigos incluem camisas, calças, saias, vestidos, meias, roupas esportivas, roupas de banho, shorts, roupas médicas e cirúrgicas, etc. A capacidade de estiramento e recuperação com essas roupas, devido à folha elástica, ajuda na facilidade dos movimentos e fazem as roupas serem mais duráveis, uma vez que evita que sejam rasgadas ou alargadas.

Utilizações da borracha

A borracha é um material elástico muito popular. Existem muitos dos produtos feitos a partir de borracha estão ao nosso redor, esticados, e uma vez que eles são elásticos retornam à sua forma original. Devido a esta propriedade, as pessoas usam a borracha das mais diferentes maneiras. A borracha já era usada pelos índios americanos muito antes de Colombo ter colocado seus pés por lá.

Outros materiais elásticos também possuem diversos usos, assim com a borracha que também tem vários usos no mundo de hoje. A borracha é utilizada para fabricação de pneus, faixas elásticas e outros objetos insufláveis e, é claro, elásticos. Materiais elásticos são também utilizados em desportos. Afinal, as bolas elásticas são essenciais para muitos desportos, já que bolas não elásticas se deformam quando usadas. Basquetebol, voleyball,  e bolas de futebol devem ser elásticas para permitir que retornem à sua forma original.


Aplicação de Elásticos Na Roupa Para Criança

A utilização de elásticos na roupa para crianças permite que as roupas acompanhem o crescimento dos mais pequenos durante mais algum tempo, contudo são necessárias cautelas para garantir que a roupa se mantém confortável.

Os elásticos são dos materiais mais acessíveis utilizados na costura e por isso, muitas vezes, a sua compra é negligenciada. A compra de elásticos de fraca qualidade pode ter como resultado os seguintes problemas:

  • Sensação de desconforto para as crianças. A maioria das crianças não é muito exigente no que diz respeito à roupa que vestem, mas geralmente os mais pequenos conseguem notar quando a roupa não é confortável.
  • Durabilidade. Se a qualidade dos elásticos é fraca, então dificilmente conseguirão cumprir a sua função durante muito tempo, o que compromete a durabilidade da peça de roupa no qual foram utilizados.

Na maioria das peças de roupa para crianças, os elásticos são cosidos interiormente, deixando assim de estar facilmente acessíveis.

Caso o elástico se desenrole, ou se a costura não estiver suficientemente firme, é garantido que alguém poderá “perder as calças”. Assim, sendo é fundamental saber como aplicar corretamente um elástico numa peça de roupa.

O primeiro aspeto a considerar é transversal a toda a costura: a linha escolhida deve ser compatível com o tecido. Ainda relativamente à linha é necessário ajustar a tensão, principalmente quando se estica o elástico.

O elástico deve ser colocado suficientemente apertado para evitar que o tecido descaía, mas ao mesmo tempo deve estar suficientemente solto para permanecer confortável. Este equilíbrio pode ser difícil de alcançar nos primeiros trabalhos com elástico, mas com o tempo torna-se algo natural.

A utilização de elásticos na costura é fundamental, principalmente na roupa para os mais pequenos, contudo como acabámos de enunciar, a sua aplicação exige diversos cuidados para garantir que o resultado final corresponde ao desejado.

Visite o Park dos Tecidos e escolha os tipos de elásticos que necessita. Esperamos por si!