Botões de todos os tipos, côres, formas e tamanhos.

Encontram, na nossa loja, uma colecção fantástica de botões para vestuário, decoração e outros fins.

botões

Uma breve história dos botões

A palavra vem da França, Bouton, que significa um broto, protuberância ou um objeto redondo. É uma palavra muito descritiva para o próprio objeto. O botão é normalmente usado como um pequeno prendedor em roupas ou muitas vezes apenas como um ornamento.

O Botão moderno é geralmente feito em plástico. Quando o botão foi inventado, o plástico ainda não existia. O primeiro botão foi usado há mais de 4.000 anos atrás, durante a Idade de Bronze. Estes eram feitos de conchas mas também eram utilizados outros materiais naturais, como osso, madeira, chifre e metal.

No ano de 1200, a Europa começou a preferir roupas de ajuste apertado e tecidos mais delicados. Os botões eram peças artísticas e símbolos sociais. Os aristocratas limitavam o seu uso e eram usados apenas por eles.

No século seguinte o uso do botão expandiu-se e eles cobriam quase todas as roupas. A França foi a capital do botão da Europa e lucrou muito com essa tendência. Em 1520, o rei Francis I da França usava um fato de veludo preto com 13.400 botões dourados. Pelo ano de 1600, o botão de diamantes foi a grande tendência. Em 1620 o primeiro duque de Buckingham tinha encomendado um fato e um manto coberto de botões de diamantes.

No entanto, os inimigos do botão foram ganhando força. Os puritanos denunciaram os botões e chamavam-lhes pecaminosos. No século 16 já não eram vistos como necessários para moda e os seus fabricantes faziam-nos mais luxuosos, decorados com ouro e marfim.

Para que mais pessoas evitassem os botões, foram usados materiais mais baratos no século 17 como a prata e cerâmica e por volta do século 18, os grandes botões de metal tornaram-se populares, especialmente em uniformes militares. Sob o reinado de Napoleão os casacos ostentavam-nos grandes nas mangas.

Como viu o botão está carregado de história. É um objecto bastante útil que facilita muito a vida das pessoas. 

Pode encontrar no Park dos Tecidos qualquer tipo de botão. A variedade é muito grande!

Visite uma das nossas Lojas, em Évora ou em Alcabideche!